Eu não sou exatamente o exemplo de coragem. Pelo contrário até, costumo evitar o conflito na maioria das vezes. Se acho que é desnecessário, deixo para lá e sigo a minha vida. Mas isso no que diz respeito à coragem na hora de confrontar, sabe? Aquela que vemos nos filmes, de acaloradas discussões e até pancadarias que surgem depois delas. Só que, aqui, eu quero falar de outro tipo de coragem: aquela que realmente é importante para toda a nossa vida.

Quero falar sobre a coragem de estar sempre tentando. Aquela de perseguir o que deseja o tempo inteiro. De seguir em frente mesmo que não haja nenhuma esperança. Mesmo que não exista algum horizonte a ser seguido. É esse o tipo de coragem que quero tratar aqui.

Porque esse tipo de coragem não é sobre sempre acertar. Na verdade, muito provavelmente você errará muito mais do que acertará durante toda a sua vida. Qualquer história de sucesso possui diversos fracassos antes de qualquer coisa. Acertar não é exatamente o que você precisa estar preocupado. O importante de verdade, é tentar a todo momento.

Coragem - Zico 86

Sabe aquele jogador que erra o pênalti em uma final? Você pode falar o que quiser dele, menos que ele é covarde. O Zico na Copa de 86 foi tudo, menos covarde. O menino Liziero, de somente 20 anos, na semi-final do campeonato Paulista desse ano contra o Corinthians foi qualquer coisa, menos covarde. Aquele jogador do seu time que sempre coloca a bola embaixo do braço e sai para tentar algo nos momentos mais complicados é tudo, menos covarde.

Afinal, ainda utilizando o futebol como o exemplo, quem é realmente o craque de um time? Aquele cara que faz gol em todos os jogos pequenos? O cara que tem os melhores números? O goleiro que sofre menos gols no campeonato? Ou, quem sabe, o cara que resolve um jogo difícil? O cara que pega uma bola, dribla meio time e, no meio da dificuldade, faz um gol improvável? Esse é todo o meu ponto.

O importante, no final, não é sobre acertar. Existem pessoas que estão a todo momento acertando, porém em situações que a margem ao erro é baixíssima, situações que são realmente fáceis. Só que, as grandes conquistas não vem do que é simples. Elas vem de momentos complicados, de momentos onde realmente é necessária uma coragem de se tentar. Tudo que é fácil, como já diriam nossos pais, vai fácil também.

Coragem Frase Rock Balboa

Como diz o famoso discurso de Rock Balboa para o seu filho:

“O mundo não é um mar de rosas; é um lugar sujo, um lugar cruel, que não quer saber o quanto você é durão. Vai botar você de joelhos e você vai ficar de joelhos para sempre se você deixar. Você, eu, ninguém vai bater tão forte como a vida, mas não se trata de bater forte. (…) A vida não é sobre quão duro você é capaz de bater, mas sobre quão duro você é capaz de apanhar e continuar indo em frente.”

Coragem não é sobre estar sempre certo. É sobre estar sempre tentando, independentemente de quantas vezes você tenha caído. De quantas vezes você tenha encontrado uma grande muralha que parece intransponível. De quantas vezes parecer que não existe salvação. Coragem é sobre tentar o tempo inteiro, sobre estar sempre perseguindo, sobre dar a cara a tapa sem desanimar, sem esquecer que a vitória só vem quando passamos por todas as dificuldades de verdade.